No dia 19 de outubro, é comemorado o Dia Internacional contra o Câncer de Mama. Durante todo o mês de outubro está acontecendo o movimento mundial conhecido como "Outubro Rosa". O nome remete à cor do laço que representa a luta contra o câncer de mama.
Essa doença também assombra cães e gatos e acompanham elevados índices de morte quando diagnosticados tardiamente.
Quando a cirurgia de castração é realizada antes do primeiro cio (por volta dos 5 meses de idade), o risco de desenvolvimento de neoplasia mamária é de 0,05%.
O uso de anticoncepcionais pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de mama.
Assim como em seres humanos, nos animais, o diagnóstico da neoplasia mamária se dá pela palpação das mamas e pela realização de exames citológico ou histopatológico.
As cadelas possuem 5 pares de mamas e as gatas 4. Todas as mamas devem ser apalpadas cuidadosamente inclusive o espaço entre elas.
Os tumores de mama se apresentam como nódulos ou massas, de tamanhos variáveis e consistência macia ou firme, podendo envolver uma ou mais mamas ou também como secreção láctea com odores desagraveis.
Ao localizar tais sintomas, você deve procurar um médico veterinário para a realização de exames complementares e início de tratamento.
O diagnóstico precoce é fundamental para o aumento dos índices de cura do câncer de mama.
Postamos muitas coisas sobre as atividades do abrigo e dicas para cuidar bem do seu patudo!
Conheça todos os caezinhos disponíveis para adoção em nossa organização
Temos certeza que você tem o que eles mais precisam neste momento, muito amor.