Adoção de cães com deficiências ou idosos

Adoção de cães com deficiências ou idosos

A maioria das pessoas geralmente prefere um filhote na hora de adotar um cachorro ou até mesmo um gato. No entanto, é sempre importante lembrar dos animais com mais idade ou com necessidades especiais – que também precisam de um lar. Eles são tão carinhosos e companheiros quanto os filhotes, mas acabam esperando até quatro vezes mais na fila de adoção. Então por que não aproveitar todo o carinho e conforto que você pode oferecer e abrigar esse novo amigo no seu lar?

Há muitos casos em que o animal nasce com algum tipo de deficiência, mas também existem aquelas ocasiões onde a deficiência é desenvolvida por um problema de saúde ou por algum acidente. De qualquer forma, o pet com deficiência pode amar seu dono, viver uma vida tranquila, ser feliz e aproveitar sua vida com uma família.

Podemos citar um cachorro cego como exemplo. A disfunção do animalzinho não o impossibilita de amar seus donos e de viver uma vida saudável. O cão com necessidades especiais se adapta às suas condições – e espera ser amado incondicionalmente, assim como os outros cães.

Geralmente, esses animais esperam anos na fila de adoção para encontrar novas famílias e viverem uma vida cheia de amor, afeto e prazer. Por isso, o retorno de carinho e felicidade, quando finalmente encontram um dono, é muito grande.

O que muitos não sabem é que, com os cuidados necessários e muito carinho, criar um animal com deficiência pode ser uma das melhores experiências de suas vidas.

 

Essa é a Dara, ela foi atropelada por uma moto e agora utiliza um andador especial para cães para poder se locomover. Embora tenha um pouco mais de dificuldade que cães com condições normais, ela tem uma vida normal, claro que demanda de uma atenção especial, mas é gratificante ver ela se superando no dia-a-dia.

CUIDADOS BÁSICOS

CONFORTO

Todo bicho de estimação merece um lar confortável para descansar, brincar e viver sua vida com felicidade. É essencial que os cães deficientes e idosos recebam atenção especial por conta de suas condições. Como os cachorros idosos podem sofrer de dores nas articulações e outras disfunções, o ideal é escolher caminhas confortáveis e lugares seguros para que eles possam descansar – e que os pets com deficiência também tenham a estrutura necessária para terem bem-estar, de acordo com as suas limitações específicas.

HIGIENE

A higiene é um tópico primordial para todos os pets, e não seria diferente com os cachorros. Certificar-se de garantir um ambiente limpo é evitar que fungos e outras bactérias se proliferem no local; evitando, assim, que o pet tenha infecções e outros problemas de saúde. A fralda para cachorros é uma medida essencial para pets paraplégicos, por exemplo – e ajuda muito na manutenção da higiene dos espaços que o bichinho vive.

CUIDADOS ESPECÍFICOS

ACESSIBILIDADE

Cães deficientes necessitam de alguns cuidados específicos. É importante checar em quais condições o animalzinho se encontra e adaptar os ambientes da residência para cada tipo de caso.

Para os pets que se locomovem arrastando membros superiores ou inferiores e utilizam o andador para cachorro, são necessárias algumas mudanças de estrutura na residência, como instalar rampas para melhorar a locomoção do bichinho, e também evitar pisos ásperos ou de concreto, que podem esfolar e machucar a pele do animal sem que ele perceba.

Para cachorros cegos, por exemplo, é importante não fazer grandes mudanças na mobília da casa constantemente, pois o pet já se adaptou com a disposição dos móveis e uma mudança brusca pode confundi-lo, causando acidentes.

ADOTANDO UM PET IDOSO OU COM DEFICIÊNCIA

A conscientização da adoção de animais idosos e deficientes tem possibilitado a felicidade de milhares de animais. Com o suporte para cachorro deficiente necessário, é possível viver uma vida tranquila e cheia de amor com seu pet, além de praticar o gesto lindo da adoção. Adote!

Gostou deste post? Deixe seu comentário

Bem vindos ao nosso Blog!

Postamos muitas coisas sobre as atividades do abrigo e dicas para cuidar bem do seu patudo!

Cães para Adoção

Estes cães estão a procura de um novo lar!

Conheça todos os caezinhos disponíveis para adoção em nossa organização
Temos certeza que você tem o que eles mais precisam neste momento, muito amor.